-->

sexta-feira, 13 de julho de 2007

TUDO QUE É PROIBIDO É MELHOR?

Ouço um ditado popular a anos: "tudo que é proibido é mais gostoso" ou ainda: "o fruto da árvore do vizinho é sempre melhor".
Com base nestes dois ditados populares, parei para refletir.
Em Gn 1,28-30 Deus deu TUDO a Adão e Eva (inclusive a liberdade de escolha), apenas frisou que não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2,16-17). Creio que o propósito desta árvore seria para um momento mais oportuno, quando seu fruto poderia ser provado. Visto que Deus falava com eles todos os dias, após a maturidade necessária para administrar o bem e o mal, o momento de comer o fruto chegaria. MAS a serpente (creio que a "autora" dos ditados acima) mudou o foco e despertou em Eva o desejo de comer o fruto que não era lícito comer (Gn 3,1-6) e vieram as consequências(Gn 3,13-19.
A partir daí a humanidade passou a desejar muitas coisas que aparentemente melhores que as permitidas. Exemplos: 1)cigarro - além de prejudicar o bolso, só traz malefícios para a saúde (comprovados pela medicina) e para os não-fumante que são obrigados a conviver com a fumaça 2) outro vilão (ou vilã, se preferir)é a bebida alcoólica. Traz uma aparente alegria que só resulta em mal estar e o desejo de sempre beber mais pra "esquecer os problemas" (alguns até dizem que a melhor maneira de não ter ressaca é manter-se bêbado). Há ainda a vida sexual "livre" (difundida principalmente pelas telenovelas e seriados, onde meninos e meninas que mal aproveitaram a infância, estão sob influência da mídia que só divulga o que aparentemente é bom, sem mostrar as consequências. Vida sexual (fora de um casamento, gera muitas coisas: doenças, gravidez indesejada( o sistema dominante quer anticoncepcionais mais baratos - os quais acabam com a saúde da mulher, principalmente na adolescência - cirurgias esterilizantes para jovens) e crianças não amadas são abandonadas em abrigos ou até mesmo nos lixões por aí, crescerão sem família...A vida sexual sem preparo só quer o prazer e não as consequências porque na mente das pessoas (grande maioria) o que é bom é só o que é proibido.
Poderia citar muitas outras coisas mas basta estas.
Deus nos deu vida e nos proporcionou um planeta com TUDO que é necessário para vivermos e capacitou o ser humano para desenvolver muitas coisas boas, mas se não forem bem administradas, podem causar o mal a muitos.
Somos frágeis às pressões diárias, mas como Deus nos ama muito temos a possibilidade de buscar refúgio nele e vencermos (Sl 46,1).
Vale a pena rever nossos conceitos...

Nenhum comentário: